Doce Revista – Editora Vinc Ltda. (Ano VIII – No.48 - Nov/Dez de 1994 – Páginas 10 a 12)
XI EDRAV
Um Show de Motivação
GRUPO ARCOR LANÇA NOVIDADES NO MERCADO BRASILEIRO
Da esquerda para a direita, Eduardo Luis Paes Netto, assistente de produto, Luis Cláudio Taya de Araújo, gerente de produto, Lino Krohling, diretor comercial e Antonio Carlos Prado, diretor de marketing.
"O esclarecimento começou logo cedo quando Lino Krohling, diretor comercial da Nechar, fez uma exposição detalhada com ajuda de slides, do grupo argentino Arcor que, desde 1981, está no Brasil. Foi neste ano que a Arcor adquiriu a fábrica de doces e guloseimas da família Nechar, em Rio das Pedras, no Interior de São Paulo.
'Na Argentina, a Arcor, que existe desde 1947, tem em Córdoba a fábrica de balas e caramelos mais moderna do mundo', disse Krohling. E muito importante: os equipamentos dessa e de outras unidades são fabricados por outras indústrias do grupo. Em Tucumán, funciona a usina de açúcar da Arcor que abastece todas as unidades do grupo. Lá também, desde maio, inaugurada pelo presidente Carlos Saúl Menem, funciona a mais moderna fábrica da América Latina. E para junho de 1996 está prevista a inauguração da segunda indústria de biscoitos do grupo em Buenos Aires.
Há mais. O grupo Arcor atua também na agropecuária, criando gado para corte e vacas leiteiras tem uma fábrica de aromas e essências, outra indústria de processamento de pêssegos, produz geleias e conservas e ainda fabrica latas e embalagens para seu próprio uso e de terceiros. Na Argentina, a Arcor produz também derivados de tomates, mantém uma fábrica de glucose e entrou recentemente no negócio de distribuição de energia elétrica. Outro produto forte da Arcor na Argentina é o óleo de milho, o aceite de maiz, que chegou às prateleiras brasileiras antes mesmo da largada para o Mercosul.
Com o Mercosul, diz Krohling, o consumidor brasileiro deverá conhecer também o alfajor argentino que, por enquanto, só chegava aqui graças a uma produção artesanal de pequenas fábricas. “O alfajor, uma massa com doce de leite no meio e coberta com chocolate, é um produto típico da Argentina”, lembrou. Lá, a venda de alfajores alcança números tão expressivos que representa 40% do consumo de chocolate. “É essa novidade que pretendemos trazer também para o mercado brasileiro”, disse. Tudo, naturalmente facilitado pela entrada em vigor do Mercosul, que estabelece alíquota zero para uma infinidade de produtos.
Depois, houve a apresentação das novidades que a Nechar está colocando no mercado brasileiro, como o DinOvo Space, chicle em forma de disco voador, o Gody Tortuguita, o primeiro bombom recheado com formato de tartaruga, o Refresco Verão, relançado em cinco sabores, e muitos outros".
Antonio Carlos Prado, diretor de marketing da Nechar - uma das patrocinadoras - falou aos participantes sobre o Grupo Arcor.