Revista SuperGiro - Editora SuperGiro Ltda. (Ano V - no. 50 - Setembro/2000 – página 62)
Novidades na TV e no refrigerador
Personagens infantis invadem as gôndolas para alegrar a criançada.
Um projeto estratégico de marketing articulado por Antonio Carlos Prado, diretor de marketing da Vigor, está dando vida nova à empresa. Apostando e investindo na diversificação de suas marcas e no lançamento de produtos, o projeto privilegia três novidades que estão chegando ao mercado com grande expectativa neste semestre.
A primeira e mais aguardada é a linha infantil Vigor Club, com os personagens do desenho animado Digimon. São 15 itens, como queijo petit suisse, sobremesas cremosas, iogurtes com polpa de frutas, bebidas longa vida, néctar de frutas, vitamina, achocolatado, groselha ao leite e leite fermentado. “esses produtos terão como atrativo para a garotada, além do sabor, os personagens; do desenho estampados nas tampas e embalagens para recortar e colecionar. São digicards, mini-cards, porta-cards. digifigurinhas lâminas, digidominós e as surpresas”, destaca Antonio Carlos Prado. “É uma grande oportunidade para atuar no segmento infantil com retorno assegurado por personagem; que fazem sucesso no Brasil e no mundo.”
Embalagens lúdicas vão atrair a atenção das crianças.
Série Digimon: Monstrinhos carismáticos.
Prado destaca que, dentro dessa linha, o carro-chefe é o leite fermentado. Resultado de dois anos de pesquisas, o produto tem como diferencial embalagens com um formato inovador que apresentam o “toque mágico”. Ou seja, enquanto o produto está gelado, a embalagem mantém estrelas estampadas em seu rótulo. Com o contato da mão da criança ao tomar a bebida, aparece a figura do personagem do desenho animado, até então oculto.
"Neste segmento a concorrência é muito forte, e para competir é preciso apresentar um produto com grande diferencial e alto valor agregado”, considera Antonio Prado. “A princípio a criança pode não se ligar muito ao produto, e sim ao personagem. No entanto, o sabor e a qualidade é que vão determinar a sua fidelidade.”
Além das promoções de apresentação da linha que serão feitas cm pontos-de-venda nas principais capitais do país, serão veiculados comerciais na TV Globo durante os programas como “Planeta Xuxa”, “Turma do Didi”, “Sandy & Júnior” e “Angélica”, além da presença na programação da Fox Kids. Também serão feitos encartes e anúncios nas revistas Digimon.
Antonio Carlos Prado: Produtos para adultos e crianças.
A segunda novidade, desta vez é para o público adulto, é o lançamento das caixinhas longa vida dos sucos e néctares com a marca Leco, com sete sabores: laranja, limão, maracujá, uva, tangerina, maçã e laranja com abacaxi.
“Os adultos consumiam os sucos Vigor Club, mas as embalagens infantis eram inadequadas. Por isso foi lançada uma linha específica para eles”, informa Antonio Carlos Prado.
Para estar mais alinhada ao paladar dos consumidores, a linha de sucos Leco recebeu alguns cuidados. A limonada, por exemplo, não é ácida e tem um teor de açúcar mais adequado às preferências dos adultos.
Na linha de produtos voltada para consumidores preocupados com a saúde, a empresa está apresentando um creme de leite culinário sem colesterol, que pode ser utilizado para a preparação de pratos doces e salgados. “A vantagem em relação aos tradicionais é que o produto recebe gordura vegetal (em vez de animal) em sua fórmula”, salienta.