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MATÉRIA : JORNAL DO COMMERCIO – COMPROMISSO COM A LIDERANÇA

Matéria - Jornal do Commercio (Caderno Gerência - Pg. B-8 - 26 e 27 de Setembro de 1999)

Compromisso com a liderança
Desafio do líder é descobrir talentos e motivar pessoas em torno das metas

Prado: líder capta habilidades das pessoas

Sylvia Vergara: autodesenvolvimento

Erica Ribeiro

Não basta passar tarefas. E necessário desenvolver talentos. Na nova ordem das empresas, líder é aquele que forma líderes. Mais do que um privilégio, estar à frente de uma equipe significa grande responsabilidade, uma missão, até mesmo um sacerdócio.

Os líderes estão mais para jardineiros do que para mecânicos. Sua função é a de cultivar pessoas, envolvê-las em torno dos objetivos da empresa, usando a motivação como adubo. O líder tem um objetivo em mente e não desanima no meio do caminho porque precisa promover mudanças, desafios, que encontrarão eco em uma equipe coesa.

Embora alguns profissionais tenham inclinação para líder, nenhum deles nasce feito. A liderança é conquistada no dia-a-dia de trabalho, no contato com a equipe e com os superiores. E necessário ter em mente que, por mais imparcial que se queira ser, as decisões são afetadas também por sentimentos e intuições.

AUTOCONHECIMENTO.

O livro “Gestão de Pessoas”, da editora Atlas, a professora Sylvia Vergara, do Instituto de Administração e Gerência da PUC, enfoca a necessidade de autoconhecimento para o autodesenvolvimento. Quanto mais o líder conhecer a si mesmo, mais consegue “ver-se” na equipe, identificar as necessidades dos subordinados e o que os motiva. O que faz de um profissional um líder é o nível de comprometimento da equipe com ele. Afinal, empresas são feitas de pessoas.

Para o diretor de marketing do Grupo Vigor, Antônio Carlos Prado, a liderança está também na habilidade de convencer e motivar dedicação e esforço de um determinado grupo de pessoas, com o objetivo de realizar e alcançar uma determinada ação ou resultado.

— Um líder pode até ser identificado pelo dom, mas evolui e se aperfeiçoa quase inconscientemente, com as experiências pessoais e profissionais. Um líder sabe ouvir e aprende com as pessoas, que interferem neste processo de “moldagem”. E acima de tudo, um líder acredita nos objetivos que pretende alcançar —, ressalta Prado.

Para o executivo da Vigor, o perfil de um líder reúne características encontradas em muitos profissionais que nem sempre ocupam cargos top de linha. ‘Saber o que quer e quando quer, ter espírito empreendedor, ser honesto, coerente, saber comunicar-se são alguns requisitos. Entender as pessoas que estão a sua volta, captar suas habilidades para extrair o que elas têm de melhor são outros fatores. A complementação está em uma formação compatível com o cargo que ocupa, conhecimento de planejamento estratégico e oratória, coisas que ajudam a lapidar e dar maturidade a um líder”, explica.

Após um ano e meio à frente da diretoria de marketing do Grupo Vigor. uma empresa baseada na cultura do leite há 81 anos. Prado criou e reestruturou uma nova equipe para o setor. “ — Após extenso planejamento estratégico, conseguimos lançar, em tempo recorde 43 novos produtos quebrando barreiras e paradigmas de uma empresa com cultura centralizadora, estacionada em um mercado dinâmico e ávido por novidades. Minha função como líder e a participação de uma equipe motivada, geraram os resultados que hoje comemoramos. E este é apenas o início”, avisa Prado.

A gerente de Marketing Licenças da Hering, Erica Giacomelli concorda com Prado, quando afirma que a capacidade de um líder está na motivação que promove em sua equipe e em si mesmo. “Um líder é um visionário, mesmo nas coisas mais simples, alguém que está sempre empreendendo, buscando metas no trabalho e na vida de um modo geral. Na verdade, o líder é uma pessoa com apetite para aprender, com capacidade de ensinar o que aprende. Todo o seu comportamento estratégico passa a ser o comportamento de sua equipe”, define.

Para Erica, a formação acadêmica também é importante. Uma boa formação. com graduação e MBA, é válida, diz ela. “Mas a vivência profissional rica, o conhecimento de todos os setores da empresa, é um diferencial. Conhecer a empresa como um todo é importante para que o profissional desempenhe com segurança seu papel de líder”, acrescenta ela.

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