Matéria - Revista SuperHiper
Órgão de divulgação da ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados.
(Ano 24 No.280 – Dezembro 1998 – Matinais - página 38)
Matinais
Mais saúde e menos calorias
Alguns consumidores procuram mais qualidade nutricional e menos calorias em seu desjejum. Afinal, em meio à correria do dia-a-dia, nem sempre é possível almoçar direito. Atento a isso, a indústria aumenta a oferta de matinais mais leves e saudáveis.
Se o tempo dos consumidores diminuiu em meio aos afazeres do cotidiano, a preocupação com a saúde e a forma física mantém-se em alta. Para boa parte deles, como a correria impede a realização de exercícios e refeições balanceadas, o jeito é procurar suprir o organismo com bons nutrientes e com o mínimo de calorias logo cedo, no café da manhã. Não por acaso, os produtos matinais cada vez contemplam mais essas necessidades. São produtos formulados para beneficiar a saúde e que saem das fábricas em versões sem açúcar, light e diet, prontas para disputar um lugar na mesa do consumidor.
Uma das pioneiras nessa iniciativa foi a Vigor, com o queijo minas ultrafiltrado Danúbio light. O produto, que em sua versão tradicional sempre foi bem aceito como opção de alimento magro, teve sua versão light lançada em 1990. O queijo ultrafiltrado, cuja tecnologia de fabricação era exclusiva da Vigor até pouco tempo, possui textura mais fina e homogênea que o queijo minas comum e, segundo o diretor de marketing, Antonio Carlos Prado, apesar de custar mais, tem agradado consumidores e supermercadistas por não conter soro na embalagem, o que evita sujeira nas mãos e nas gôndolas. A companhia, que já sentia o cheiro de sucesso no filão de baixas calorias, algum tempo depois passou a oferecer ao mercado de matinais light também o cream cheese e o requeijão Danúbio, este último lançado antes mesmo da versão tradicional do produto. “Foi uma forma de nos diferenciar da concorrência”, explica Prado. “Conseguimos bom nome e aceitação em um tempo muito curto. Enquanto as vendas da versão light geralmente representam 10% a 30% do volume da versão tradicional do produto, no caso do nosso requeijão e queijo frescal, o produto light ultrapassa 60%.”
Boom do segmento
Com a entrada de novas marcas concorrentes no mercado desse tipo de minas frescal, embora até o momento apenas na versão tradicional, a Vigor já se mexeu e tratou de lançar um produto ainda mais magro, o Danúbio Zero, totalmente isento de gordura e colesterol. “Achamos salutar a entrada de novas marcas no segmento, pois ajuda a expandir e elevar o padrão da categoria.”